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"BUYER PERSONA" afinal o que é e como usar?

Se você já participou de uma palestra, curso, consultoria ou até mesmo assistiu um vídeo na internet falando sobre vendas e marketing, é muito provável que já tenha se deparado diversas vezes com o termo “buyer persona”.

Mesmo sendo um termo amplamente discutido no meio empresarial, são frequentes as dúvidas a respeito do que se refere realmente a expressão. Se você também não está muito seguro quanto ao que vem a ser Buyer Persona, fique tranquilo, porque até empreendedores de longo tempo compartilham desse mesmo questionamento. No entanto, esse artigo é pra você, pois vou te explicar de forma direta o que é, quando usar e para que serve a Buyer Persona.

A buyer persona é a representação do seu cliente ideal. Quando falamos em buyer persona, logo pensamos em público alvo, porém são conceitos distintos. Enquanto público-alvo refere-se a análise de um grupo de pessoas (pode ser um segmento ou nicho), as personas são representações semificcionais de seus clientes atuais e potenciais. 

Quando usar uma buyer persona?

As personas do comprador podem ajudar sua equipe a alcançar o alinhamento multifuncional. Idealmente, todos devem compartilhar sua visão de quem pode ser o cliente ideal.

Personas orientam o processo de tomada de decisão de muitas equipes, incluindo:

  • Desenvolvedores de produtos que precisam de personas do comprador ao criar roteiros de produtos. Encontre e priorize mudanças em produtos e serviços com base nas necessidades do cliente.
  • Profissionais de marketing que precisam de buyer personas para construir estratégias úteis. Concentre esforços de pesquisa de palavras-chave e use personas como referência ao redigir uma campanha de divulgação. Personas também ajudam a restringir e priorizar iniciativas promocionais.

 

  • Representantes de vendas que precisam de buyer personas para construir relacionamento com os clientes. Prepare-se melhor e tenha empatia com os desafios do cliente durante as interações relacionadas às vendas.
  • Especialistas em suporte ao cliente que precisam de buyer personas para atender melhor os clientes. Identifique padrões nos pontos fracos do cliente e do produto, para resolver problemas de forma proativa e ter empatia quando um cliente está frustrado ou o produto não funciona como esperado.

A empresa que tem sua Buyer Persona bem definida tem maior probabilidade de acerto nas estratégias de marketing e vendas, além de poder direcionar os recursos para os canais que realmente atingirão a sua persona.

E você já definiu qual é a buyer persona do seu negócio?

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